sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O que é burrata - Queijo italiano

Burrata é um queijo do sul da Itália, da Puglia. Originalmente, é feito de leite de vaca. Mais especificamente, ela teria sido criada na cidade de Andria, no século 20, como forma de aproveitar o que sobrava da produção de mussarela. Tem uma capa de mussarela e recheio de creme de leite e filamentos de queijo. Tem até 10 cm de diâmetro. É fresco, para ser consumido logo.


Burrata Oro Bianco. Foto de Daniel Teixeira/Estadão

O caderno Paladar, do Estadão, fez um teste com as burratas ncontradas em São Paulo, e o resultado não foi legal. Não elegeram nenhuma como melhor burrata, porque todas eram falsas ou muito ruins.

Como eu gosto mesmo de desmascarar esses produtos que entram na ona de algo, mas sem saber ser o algo original, fica o link da matéria aqui.

Um trecho, que achei interessante por dizer que no Brasil, tudo que é molinho é bom. QUem fala é Giuseppe Gerundino, cozinheiro italiano da Puglia que vive em São Paulo:

"Burrata não pode desmanchar ao toque. A capa tem que ser firme, ‘nervosa’”. Por nervosa, ele queria dizer “com nervos”, resistente, mas não dura. “Aqui no Brasil tudo o que é ‘molinho’ é bom. Não é assim!”. Alguns exemplares foram se esfacelando logo aos primeiros suaves ataques do italiano. A capa tem que ser como a de uma boa mussarela, trabalhada em água a 90ºC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário