quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mais uma mensagem falsa no Facebook

Qualquer absurdo que aparece as pessoas gostam de compartilhar no Facebook, no Orkut, em emails, no churrasco de família... E depois acham que são muito espertos.

Ultimamente vi alguns amigos compartilhando uma mensagem que eu nem entendi bem (e provavelmente eles também não) falando algo assim: "Com as mudanças do Face, agora todos ficam sabendo de coisas de gente que nem estão nos nossos contatos, só porque um contato faz um comentário ou "curte" algo de alguém" e em seguida dá instruções que envolvem não receber mais as atualizações de "comentários e opções curtir" desta pessoa, para que "Assim minhas atividades ficarão restritas aos meus amigos e familiares, não se tornarão domínio público."

Mas daí um breve pensar se faz: quem está recebendo isso - e poderá seguir as instruções - são os amigos desta pessoas que está divulgando. Então temos conflito de ideias e intenções: se ela quer que só os amigos vejam seus comentários e curtirs, pq ela pede para os amigos de descadastrarem destas opções? Hummmm... É apenas uma boa trolagem, instigando os amigos a se descadastrarem uns dos outros. Bem pensado.

No site da revista Veja já saiu algo falando disso também:


Nova mensagem falsa sobre mudança de privacidade no Facebook
Os criadores de mensagens falsas no Facebook voltaram a atacar. Desta vez, o texto trata de mudanças nos termos de privacidade da rede e foi compartilhado por muita gente. Novamente, a empresa de Mark Zuckerberg avisa: é fraude.
O texto afirma que o Facebook promoveu reformulações nos termos de uso, tornando públicas interações como publicação de comentários e uso do botão Curtir. “Quero manter uma conexão com você com certa privacidade, mas as recentes mudanças reveladas no site permitem que qualquer pessoa veja nossas atividades na rede”, diz o comunicado. Por fim, o texto sugere que os usuários promovam ajustes nas configurações de privacidade. A mensagem já se alastrou nos Estados Unidos e na Europa e, recentemente, já está disponível em português – como informa a leitora Bruna nos comentários.
A rede social tratou de explicar: “Você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook e pode controlar como eles serão compartilhados por meio das suas configurações de privacidade e aplicativos”, disse a companhia e VEJA.com. As informações, portanto, só se tornarão públicas mediante consentimento do usuário.
Na última terça-feira, outra mensagem falsa no site – desta vez em português – afirmava que, ao compartilhar o conteúdo, o usuário protegeria seus dados da apropriação indevida por qualquer pessoa ou empresa, até mesmo do governo americano. Outra mentira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário